Perguntas Frequentes
Confira as respostas para as perguntas mais frequentes relacionadas à OBMEP 2016. As perguntas estão separadas por temas. Clique na pergunta para exibir a resposta.
A OBMEP
O objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
Alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio) podem participar da OBMEP. A inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da olimpíada.
Os alunos que participam da OBMEP são divididos em três níveis:
• Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
• Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
• Nível 3 – estudantes do Ensino Médio
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º e 7º anos devem ser inscritos para as provas do Nível 1. Alunos de EJA do 8º e 9º anos devem ser inscritos para as provas no Nível 2 e os de Ensino Médio, para as provas de Nível 3.
1ª Fase: Aplicação da prova objetiva, de 20 questões, diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.
2ª Fase: Prova discursiva contendo seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os alunos classificados, segundo os critérios descritos no Regulamento.
|
Provas da 1ª Fase |
Provas da 2ª Fase |
Local |
Em todas as escolas inscritas |
Centros de Aplicação de provas (a ser divulgado) |
Público |
Todos os inscritos |
Alunos classificados - aproximadamente 5% |
Correção |
Professores das próprias escolas |
Correção Regional Equipe de professores designada pela OBMEP
Correção Nacional Recorreção de provas com vistas à premiação
|
Esta página oferece boas ferramentas para os alunos estudarem para as provas. Eles podem consultar a sessão Provas e Soluções e resolver as provas de edições anteriores da OBMEP e também o Banco de Questões, que apresenta problemas elaborados pela equipe da Olimpíada. Na sessão Matemática Mundo Afora listamos diversas outras páginas com problemas de Olimpíadas de Matemática que também ajudam o aluno a se preparar para as provas. Outra sugestão é estudar em grupo, o que é muito divertido e uma boa oportunidade para o entrosamento entre alunos e dos alunos com os professores. Sugerimos também a criação de um clube de matemática. Conheça em http://clubes.obmep.org.br/blog/.
Não. Os problemas da Olimpíada permitem que a criatividade e a perspicácia compensem a diferença de conhecimento dos conteúdos. É claro que os estudantes das séries iniciais de cada Nível ainda não exploraram suficientemente certos conteúdos, mas a Olimpíada é uma boa oportunidade para que isso ocorra.
É claro que não! A OBMEP é muito mais que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Através da OBMEP, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras da Matemática e são estimulados a trabalhar em grupo. Também faz parte da competição a empolgação da torcida pelo desempenho da escola, a gostosa expectativa pela divulgação dos resultados e a animação com as festas de premiação.
Competições existem em todas as áreas, como mostram os festivais de cinema e música, os concursos literários e as disputas esportivas. Há atletas ou músicos que perderam competições mas nem por isso deixaram de competir, ao contrário, estão sempre estimulados a treinar para melhorar seus resultados.
Da mesma forma, muitos alunos que não foram premiados nas edições anteriores da OBMEP ficam entusiasmados com a possibilidade de estudar mais Matemática e participam da próxima edição da OBMEP.
Claro, é uma excelente ideia fazer uma premiação interna com os resultados da Olimpíada e muitas escolas realizam homenagens a seus alunos premiados ou aos classificados para a Segunda Fase. A escola poderá premiar uma quantidade maior que a dos alunos classificados bem como fazer uma premiação por série ou por turma.
As Inscrições
A inscrição das escolas é feita somente nesta página. Não há inscrição individual por aluno. Cada escola indicará, no momento da inscrição, apenas o número total de seus alunos inscritos em cada Nível.
Atenção: Só serão aceitas inscrições feitas nesta página on-line, dentro da data-limite fixada no calendário oficial da OBMEP. Não são aceitas inscrições enviadas em mensagens eletrônicas, via fax ou por meio postal.
Incentivamos fortemente a inscrição de todos os seus alunos na 1ª Fase da OBMEP.
Este código é a identificação (login) de sua escola na página da OBMEP. Trata-se do mesmo código utilizado pelo Censo Escolar. Caso não possua este código, clique aqui, ou ligue para 0800-616161.
A senha dos anos anteriores não tem validade na página da OBMEP 2016. Para fazer a inscrição em 2016 somente será pedido o código MEC/INEP da sua escola. A senha será criada ao final do preenchimento da ficha de inscrição online. A confirmação dos dados de inscrição será enviada para o email informado na ficha.
Se ao longo do ano, a senha for esquecida, clique em “escolas inscritas ”. Em seguida, clique em “esqueci minha senha”. Coloque o código INEP (são de 8 dígitos) e o email que foi cadastrado no ato da inscrição. Caso tenha esquecido o email cadastrado, entre em contato com a OBMEP pelo telefone (21) 2529-5084.
Somente as Escolas particulares conveniadas com a rede pública de ensino (secretarias municipais ou estaduais) podem se inscrever na OBMEP. Porém só são aceitos seus alunos pertencentes à rede pública de ensino. Esses alunos concorrerão aos prêmios discriminados no regulamento. A escola, porém, não concorrerá a qualquer premiação.
Provas da 1ª Fase
Pelo correio, em número suficiente para a quantidade de alunos indicada na inscrição de sua escola.
As provas dos três níveis têm duração de 2 horas e 30 minutos. Mas, atenção: é importante que a escola reserve, pelo menos, mais 15 minutos antes do início da prova, para que o professor leia as instruções para os alunos.
Sim, a prova deve ser aplicada em todos os turnos da escola. Por isso, é importante que os professores tenham o cuidado de recolher as provas de todos os alunos após o término da aplicação em cada turno. É importante também ressaltar para os alunos que as provas da 1ª Fase são uma seletiva para a 2ª Fase e a nota da 1ª Fase não é levada em conta para a premiação.
A prova é formada por 20 problemas objetivos, com cinco opções de resposta (a, b, c, d, e).
Não, o aluno precisa apenas preencher o cartão-resposta. Com esse cartão será feita a correção. No entanto, se a escola preferir, poderá solicitar aos alunos que apresentem, pois pode servir de base para eventuais desempates.
A prova é corrigida pelos professores da própria escola, segundo o gabarito fornecido pela OBMEP.
Não. Existe espaço suficiente para fazer os cálculos na própria prova.
Não. Não é permitido o uso de régua, calculadora, instrumentos de desenho ou qualquer material de consulta na prova.
Atenção! Alunos deficientes visuais podem fazer uso do soroban (Ábaco adaptado).
No dia da prova, não, pois a prova será aplicada em diferentes turnos. Ou seja, o professor aplicador deverá recolher a prova quando os alunos terminarem. No entanto, após o envio dos cartões-resposta dos alunos classificados (20 de Julho de 2016), a prova deverá ser devolvida ao aluno pelo professor de Matemática, que poderá resolvê-la em sala ou tirar as dúvidas dos alunos.
De um modo geral, são propostas questões com conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Participam da 2ª Fase aproximadamente 5% (cinco por cento) dos alunos com maior pontuação de cada Nível em cada escola (vide regulamento itens 5.2, 5.3 e 5.4).
Não serão classificados alunos com nota 0 (zero) – mesmo quando as vagas para a 2ª fase em determinado Nível não forem inteiramente preenchidas. Também não é permitido transferir vagas de um Nível para outro.
A escola deve enviar para a Coordenação Geral da OBMEP os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase, dentro do prazo estabelecido no calendário da OBMEP. Deverá enviar, também, o Documento de Envio (DE) que indica se dentre os alunos classificados existem aqueles que necessitam de logística especial na aplicação das provas.
Atenção: só serão aceitos cartões-resposta com todos os dados solicitados preenchidos.
Instruções detalhadas estão disponíveis no material da 1ª Fase que é enviado a cada escola inscrita.
É obrigatório que antes da realização da prova da 1ª Fase a escola defina e divulgue para os alunos os critérios de desempate para a 2ª Fase.
Alguns exemplos de critérios de desempate usados por escolas:
» Média das notas dos alunos em matemática.
» Média das notas dos alunos em todas as matérias.
» Redação ou explicação pelos alunos das soluções de algumas questões da prova da 1ª Fase.
» Sorteio.
O sistema ordenará todos os cartões-resposta recebidos por ordem decrescente de nota, de acordo com o número de vagas permitido para a escola. Os cartões que excederem a cota em cada nível serão desconsiderados. Quando há empates na última vaga, o sistema fará o corte aleatoriamente.
Provas da 2ª Fase
As provas da 2ª Fase são aplicadas em centros de aplicação indicados pela Coordenação da OBMEP. Em geral, em escolas ou universidades.
As provas da 2ª Fase são aplicadas por fiscais designados pela coordenação da OBMEP.
A partir de 10 de agosto de 2016, a Coordenação da OBMEP disponibilizará nesta página a lista dos classificados e os locais de prova. Enviará também carta às escolas com as informações necessárias. Caso a escola não receba a correspondência até 31 de agosto de 2016, deverá entrar em contato com a OBMEP pelo telefone (21) 2529-5084 ou por e-mail : contato@obmep.org.br.
A prova da 2ª Fase dura 3 horas para todos os níveis.Os alunos que fazem a prova em braille, a prova ampliada ou que precisem de acompanhante têm até 4 horas de prova.
Sim! As questões são dissertativas e os alunos devem explicar e exibir os cálculos bem como o raciocínio empregado.
Não. Existe espaço suficiente para fazer os cálculos na própria prova.
Não. Não é permitido o uso de régua, calculadora, instrumentos de desenho ou qualquer material de consulta na prova.
Atenção! Alunos deficientes visuais podem fazer uso do soroban (Ábaco adaptado).
Não. A prova deverá ser entregue ao fiscal responsável pela aplicação da prova. Caso o aluno saia da sala com a prova, o mesmo será desclassificado.
As provas são corrigidas, em suas regiões de origem, por comitês escolhidos pelas coordenações regionais da OBMEP. Esses comitês são compostos por professores de matemática, em sua maioria universitários, e muitos com experiência na correção de provas de Olimpíadas. Após ser traçada uma nota de corte, parte dessas provas são novamente corrigidas em uma correção nacional, unificada, de onde são estabelecidos os premiados.
Premiação
A lista dos premiados será divulgada em 30 de novembro de 2016 nesta página.
Atenção: Os critérios detalhados para as premiações são encontrados no Regulamento da OBMEP.
Não. A OBMEP divulga apenas a classificação dos alunos premiados.
As medalhas de ouro são entregues em uma cerimônia de premiação nacional organizada pela Coordenação Geral da OBMEP. As medalhas de prata e bronze são entregues em cerimônias regionais. Os certificados de menção honrosa são enviados pelos correios para cada escola com aluno premiado (são enviados na caixa do material de provas da 1ª Fase). O coordenador regional da OBMEP poderá dar maiores informações sobre a entrega dos prêmios. Clique aqui para buscar os dados de contato do coordenador de sua região.
São premiados:
» 500 (quinhentos) alunos com medalhas de ouro;
» 1.500 (mil e quinhentos) com medalhas de prata;
» 4.500 (quatro mil e quinhentos) com medalhas de bronze.
» Até 46.200 (quarenta e seis mil e duzentos) com Certificados de Menção Honrosa.
Atenção: Os critérios detalhados para as premiações são encontrados no Regulamento da OBMEP.
São premiados até 1.029 (mil e vinte e nove) professores. O professor que concorre à premiação é o professor de matemática de sala de aula dos alunos que participam da 2ª Fase. Ou seja, todos os professores de matemática dos alunos que participam da 2ª Fase concorrem à premiação, desde que sejam indicados pela escola e estejam vinculados a pelo menos 2 alunos.
Os professores de matemática da escola são indicados exclusivamente nesta página, após a divulgação da lista dos classificados para a 2ª Fase. É obrigatória a informação do CPF e nome completo do professor.
A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. Só participam da premiação professores vinculados a pelo menos 2 (dois) alunos classificados, dos quais pelo menos um deles tenha sido premiado.
Os professores serão associados a grupos conforme o número de alunos a eles vinculados. Serão premiados os professores que tiverem o maior número de pontos em seus grupos, conforme o critério estabelecido no Regulamento da OBMEP.
Os professores são separados em grupos conforme o número de alunos classificados para a 2ª Fase a eles associados. Serão premiados os professores que tiverem o maior número de pontos em seus grupos, conforme o critério estabelecido no Regulamento da OBMEP.
Os prêmios serão distribuídos da seguinte maneira:
» 159 professores receberão 01 (um) tablet, 01 (um) diploma e 01 (um) CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).
» 870 professores receberão 01 (um) diploma e 01 (um) CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).
Atenção: Os critérios detalhados para as premiações são encontrados no Regulamento da OBMEP.
Serão premiadas 525 (quinhentos e vinte e cinco) escolas. Consulte o Regulamento para conferir os critérios de premiação
As escolas são separadas em grupos conforme o número de alunos inscritos para a 1ª Fase da OBMEP, conforme a descrição dos itens 5.2, 5.3 e 5.4 do Regulamento.
Serão concedidos até 105 (cento e cinco) Kits esportivos e 405 (quatrocentos e cinco) Kits de material didático e 15 (quinze) troféus.
Obs. Os prêmios acima descritos não serão concedidos à escola premiada na OBMEP 2016 que já tenha sido premiada nas edições da OBMEP 2014 e 2015. Essa escola receberá, em compensação, um troféu alusivo à sua premiação.
Para efeitos de premiação, serão denominadas escolas seletivas aquelas escolas que, para admissão de alunos, realizam processo de seleção por meio de provas ou concursos, e/ou aquelas escolas que priorizam o acesso a filhos de algumas categorias profissionais, como por exemplo, filhos de militares. As escolas que se enquadram nessa categoria devem indicá-lo na ficha de inscrição da OBMEP.
A premiação das Secretarias de Educação está vinculada à pontuação dos alunos das suas respectivas escolas municipais inscritas na 2ª Fase da OBMEP, segundo os critérios indicados no item 7.7 do Regulamento. As secretarias são premiadas com troféus distribuídos da seguinte forma:
» Dois troféus para as 2 (duas) secretarias municipais de cada UF, totalizando 52 Secretarias Municipais de Educação premiadas.
Algumas Secretarias de Educação e Prefeituras tem o hábito de distribuir outras premiações para escolas, professores e alunos. No entanto, a OBMEP não tem qualquer responsabilidade sobre esses prêmios.